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segunda-feira, 15 de outubro de 2012


SH-3 Sea King; o rei dos mares

O SH-3 Sea King é um helicóptero multiuso utilizado em diversas missões como transporte, salvamento, guerra anti-submarina e contra alvos na superfície. Foi desenvolvido no final dos anos 50 pela empresa norte-americana Sikorsky Corporation e entrou em serviço na U. S. Navy em 1961. A italiana Agusta também fabricou muitas unidades sob licença. No Vietnã, os USAF HH-53 foram amplamente utilizados por grupos CSAR (Busca e Resgate em Combate) durante a guerra que se iniciou em 1959 e terminou em 1975.

Um HH-53 visto por um artilheiro no Vietnã em 1972. Créditos; USAF.

É interessante destacar que algumas versões do Sea King possuem capacidades anfíbias, assim como alguns outros modelos de helicópteros militares. Essa capacidade dava mais segurança e eficiência ás operações de resgate por parte dos grupos de salvamento, sendo mais confiáveis do que os tradicionais cestos, ganchos e talhas. Um fator negativo que fez essa capacidade ser inutilizada recentemente é o alto custo de desenvolvimento de helicópteros considerados anfíbios. Outro item é de que o uso de navios de resgate próximos não torna obrigatória esta operação, tendo em vista que as águas devem estar "calmas" para a operação, caso contrário o helicóptero pode provocar um desastre. Ali fica o detalhe; a maior parte das missões de salvamento marítimas ocorrem em águas muito agitadas, tempestades, e outras condições climáticas precárias tornando a operação inviável. Essas máquinas são construídas com materiais que fazem a nave suportar o contato limitado com a superfície de água, fazendo uso de estabilizadores (mesmo assim a estabilidade é pobre), fitas vedadoras, bóias infláveis e materiais impermeáveis que tornam o casco á prova de água. O tempo que a aeronave pode permanecer na água varia com o modelo e não há muitas informações disponíveis pelos fabricantes. Teoricamente, é de uns poucos minutos.

Um SH-3 canadense demonstra suas capacidades "aquáticas". Créditos; Rogério Barbosa.

No Brasil, a Marinha do Brasil recebeu 16 unidades do tipo sendo distribuídos ao longo dos anos e aumentados por aquisições de SH-3 usados. Todas as aeronaves foram operadas pelo esquadrão SH-1 cuja base aeronaval situa-se em São Pedro da Aldeia-RJ. Eles também atuam no Nae São Paulo. Durante os mais de 40 anos que operou no país, este valente helicóptero demonstrou versatilidade e robustez, tendo sido responsável por dezenas de salvamentos realizados na costa brasileira. Outra boa capacidade do SH-3 é sua eficiência na caça á submarinos comprovada no bom desempenho em missões de treinamento.

Exercício de um SH-3 da Marinha do Brasil usando um sonar. Créditos; MB.

Dezenas de variantes foram produzidas á pedido do governo norte-americano, entre as principais podemos listar;
TH-53A - Versão de treinamento utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
HH-53B - CH-53A para a USAF, tipo de busca e salvamento (SAR), chamado “Super Jolly” por seus operadores.
CH-53C - Versão Heavy-Lift para a USAF, 22 aparelhos foram construídos.
HH-53C - "Super Gigante Verde", melhorou HH-53B para USAF
S-65C-2 (S-65 º) - Versão de exportação para a Áustria, depois para Israel.
S-65-C3 - Versão de exportação para Israel.
Yhh-53H - Protótipo de aeronave Pave Low I.
HH-53H - Pave Low infiltrado noite II.
MH-53H - Redesignado HH-53H.
MH-53J - "Pave Low III" operações especiais conversões de HH-53B, HH-53C, e HH-53H.
MH-53M - "Pave Low IV" atualizado MH-53Js.

Um SH-3 canadense resgatando astronautas da Apollo 10. Créditos; NASA.

Outras variantes especiais foram a CH-53 Sea Stallion e a CH-53E Super Stallion. Grande parte desses aparelhos do modelo SH-3 e derivados já foi retirada de serviço pelas forças americanas, sendo substituída pelos Sikorsky SH-60 Seahawk. A presidência dos Estados Unidos usa o VH-3D, conhecido como Marine One e pertencente ao Corpo de Fuzileiros Navais, os Marines da U. S. Navy.

O Marine One operando no pátio da Casa Branca. Créditos; U. S. Navy.

O SH-3 na televisão; os helicópteros Sea King foram agraciados com um seriado documentando seu trabalho na Marinha do Brasil. A série Brava gente, exibida pela TV Globo em 2002 mostrou o título "Entre o Céu e a Terra", uma espécie de curta-metragem que conta a história de um menino apaixonado pela aviação militar, em especial pelos SH-3 brasileiros. Sem dúvida, foi uma demonstração da importância do Esquadrão SH-1 para a soberania do país e motivo de orgulho á avião aeronaval. Quem assistiu não esquece!


Outro link sobre o Sea King; este vídeo demonstra a aterrissagem na água feita num lago do Canadá (talvez em Lake Shawnigan):

Este mostra um Agusta HH-3F manobrando na água no FANO Air Show:


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