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quarta-feira, 12 de junho de 2013

A era stealth e os seus conceitos.

Muitos de nós ainda éramos criança ou adolescente quando ouvimos falar pela primeira vez nos poderosos e assustadores aviões "invisíveis" da força aérea dos Estados Unidos, imortalizados no filme "A Última Ameaça". Para um desconhecido em aviação, era comum a visão presente no imaginário de que o avião realmente desaparecia e aparecia no ar... Esta imaginação não era para menos, pois a aeronave com tecnologia stealth foi projetada e concebida durante a Guerra Fria, cujo objetivo era o de despejar armas nucleares na antiga União Soviética sem ser detectada no caso de um conflito entre as duas superpotências.


Capa do filme "A Última Ameaça", que tem o Spirit como protagonista.

B-2 Spirit;

Considerado uma demonstração de força e poder, o projeto do B-2 Spirit foi um recado aos aliados e inimigos dos Estados Unidos; "nós estamos anos á frente". Esse recado era dirigido indiretamente á URSS e demonstrava que o Tio Sam estava na vanguarda da tecnologia aeronáutica militar. Isso foi um bom motivo de preocupação para os soviéticos após confirmação pública da existência destes aviões, pois não tinham planos de implantar um projeto semelhante. O projeto do B-2 foi coordenado pelas empresas norte-americanas Northop Grumman, General Electric e Boeing, sendo desenvolvido secretamente na restrita Área 51. Construído exclusivamente para a USAF (United States Air Force), seu custo gira em US$ 2 bilhões a unidade. É um dos mais caros projetos bélicos da história e o pioneiro no uso de tecnologia stealth (em inglês; furtivo, escondido), juntamente com o F-117, da Lockheed, sendo teoricamente imune aos radares de detecção por empregar materiais especiais em sua construção. Os programas stealth foram uma verdadeira obsessão dos governos do EUA nas últimas décadas.


O inovador bombardeiro B-2 Spirit em pleno vôo.

O projeto do B-2 Spirit data da década de 70 (programa ATB de 1979) e foi apresentado ao público em 1988, mas o mesmo somente entrou em serviço em 1993, pouco depois do fim da União Soviética, o que alterou sua característica de avião do tipo bombardeiro intercontinental nuclear para avião do tipo intercontinental de múltiplas funções. As suas características, entretanto, datam do período da Segunda Guerra Mundial, quando especialistas alemães testaram tecnologias com o intuito de reduzir a detecção de aeronaves e camuflar a mesma em território hostil, reduzindo as assinaturas eletromagnéticas, ópticas, térmicas e acústicas (caso do avião Horten, pesquise na internet “operação Paperclip”).

Um B-2 demonstra suas capacidades bélicas em um exercício em 1994.

Sua primeira operação real de combate (B-2) foi na Sérvia (antiga Iugoslávia) em 1999, onde atuou com sucesso junto ás forças da OTAN. Ainda contam em suas missões os conflitos recentes no Iraque e no Afeganistão. Já o seu “irmão tecnológico”, o F-117 Nighthawk, fabricado pela Lockheed, teve menos sorte; uma unidade foi derrubada por um antigo míssil antiaéreo de fabricação soviética (SA-3 Goa) modificado na mesma Sérvia em 27 de Março de 1999. Este caso foi crucial para colocar em xeque a capacidade stealth e o enorme orçamento financeiro gasto para manter o programa, além do declínio do “mito” de invencibilidade dos aviões stealth, embora a USAF pareça não se importar com isso, visto a elevada gama de missões dos aviões furtivos com êxito versus baixas em combate.


Esta imagem nos dá uma noção do tamanho real (enorme) do B-2 Spirit.

Atualmente, há uma discussão entre especialistas sobre a viabilidade do programa diante da crise financeira dos Estados Unidos. Do lado positivo, pesam as vantagens de apenas dois desses aviões executarem o serviço de setenta e cinco outras aeronaves de modelos convencionais, segundo um relatório da própria USAF. Até hoje, somente um aparelho (B-2) foi perdido em 2008 na base de Guan, no Pacífico, em um acidente aéreo cujas causas ainda estão sendo investigadas. Sua base aérea original é e sempre foi localizada em Whiteman, Missouri, EUA, numa clara forma de manter o segredo bem guardado. Pelo visto, a discussão entre manter e descartar o programa stealth ainda vai muito longe.


FICHA TÉCNICA B-2

Tipo: bombardeiro estratégico stealth com dois assentos.
Velocidade máxima: 764 Km/h.
Dimensões: envergadura= 52,40 metros.
comprimento: 21 metros.
altura: 5,20 metros.
Peso: 45.360 kg (vazio) / 181.437 kg (peso máximo para decolagem).
Motores: 04 turbofans General Eletric F-118-GE-110, com 8.620 kg de empuxo cada um.
Armamento: 22.680 kg de bombas convencionais ou bombas termonucleares.
Comprimento: 21,03 m.
Envergadura: 52,43 m.
Altura: 5,18 m.
Peso: 49900 kg. 

Abaixo descreverei detalhes de outros aviões stealth do EUA, como o F-117, O F-22 e o F-35.

F-117 Nighthawk;

Este é realmente considerado o primeiro avião stealth do mundo. Fabricado pela Lockheed (na época Lockheed/Rockwell), foi projetado em 1978, mas mantido em segredo até 1988, sendo que o primeiro exemplar saiu da linha de fábrica em 1982 e entrou em plena operação em 1983, com um custo bem menor que o concorrente B-2; US$ 45 milhões. Outra diferença é que possui assento único contra dois assentos no Spirit.

O curioso modelo F-117 Nighthawk, fabricado pela Lockheed.

O F-117 possui mais missões no currículo; atuou no Panamá em 1989, no Golfo iraquiano em 1990, na Sérvia em 1999, e recentemente, no Iraque e no Afeganistão. Um número de 59 destes aviões furtivos foi entregues pela Lockheed á USAF até 1990. O modelo do F-117 Nighthawh (falcão noturno) está se encaminhando para a aposentadoria, após décadas de serviço ativo. Sua única perda em combate até o momento foi a aeronave abatida por fogo anti-aéreo próximo a Belgrado, na Sérvia, em 1999 (alguns afirmam que o avião estava com compartimento de bombas aberto, o que facilitou a detecção), onde muitas versões são contadas para sua derrubada, mas ainda há muitas controvérsias a respeito do fato. Alguns exemplares do modelo F-117 já foram retirados de serviço em 2006 e os demais deverão ser substituídos pelo novo e mais moderno F-35 Lightning II no decorrer dos próximos anos.

FICHA TÉCNICA F-117

Velocidade de cruzeiro: Mach 0,92 (1040 km/h).
Potência: 0,40.
Fator de carga: 6 gs.
Teto de serviço: 15240 m (estimado).
Raio de ação/alcance: 860 km/ 1720 km.
Empuxo: 2 motores General Electric F-404 GE-F1D2 com 4900 kgf de potência máxima cada.
Comprimento: 20 m.
Envergadura: 13,20 m.
Altura: 3,78 m.
Peso vazio: 13380 kg (vazio).
Armamento: 20268 Kg de armas que podem ser: Bombas guiadas a laser GBU-10, GBU-12, GBU-24 e GBU-27; Mísseis AGM-65 Maverick e AGM-88 HARM.


F-22 Raptor;

Criado como substituto do F-15 Eagle e desenvolvido na mesma época do também modelo stealth F-117 Nighthawk, o F-22 Raptor perdeu pontos na corrida para escolha do modelo devido ás vantagens do moderno F-35. Proposto pela USAF EM 1985 dentro do programa Advanced Tactical Fighter entrou em serviço no ano de 1997 e é considerado o caça mais moderno na ativa, podendo executar missões de interceptação, dogfight e ataque ao solo, um legítimo multi-missão.

O F-22 Raptor é um belo avião visto de qualquer ângulo.

O fim da URSS decretou a mudança na doutrina aérea do EUA e o F-22 passou a medir menos importância no quesito de combates ar-ar. Nascido como um dos melhores caças já construídos, o F-22 Raptor passou por maus bocados, segundo noticiários da imprensa, além do custo econômico, falhas graves comprometiam a estrutura do modelo, sendo que um piloto ficou preso no canopy de um F-22 por 5 horas em 2006, até ser retirado pelos bombeiros, que cerraram parte do avião, causando um prejuízo estimado em absurdos US$ 1,28 milhão. O custo unitário só sobe a atualmente rondava os US$ 400 milhões pouco antes do cancelamento do programa. O F-35 é visto como predecessor deste excelente, mas caro e descontinuado caça de quinta geração.

Um Raptor sobre uma bela paisagem de montanhas e neve (Monte Fuji).

FICHA TÉCNICA F-22

Velocidade de cruzeiro: mach 1,5 (1650 Km/h).
Velocidade máxima: mach 2.
Razão de subida: * + 15240m/min.
Potência: 1.45.
Fator de carga: 9 Gs.
Taxa de giro: 28º/s.
Razão de rolamento: 240º/s.
Raio de ação/alcance: * 2500 km/5000km.
Alcance do radar: Nothrop Grumman AN/APG-77 com 270 Km de alcance.
Empuxo: 2 Pratt & Whitney F-119 PW-100 X 15600 kgf.
DIMENSÕES
Comprimento: 18,92 m.
Envergadura: 13,56 m.
Altura: 5 m.
Peso vazio: 13608 kg.
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil AIM-120C Amraam, AIM-9X Sidewinder.
Ar terra: Bombas GBU-31 JDAM, Bombas GBU-39 SDB.
Interno: 1 Canhão General Electric M-61 A2 de 20 mm.
* Estimado


F-35 Joint Strike Fighter;


O mais recente projeto de aeronave stealth dos Estados Unidos, está ameaçado pelo corte no orçamento do setor de defesa causado pela crise mundial e pelo exorbitante gasto na guerra do Iraque e no Afeganistão. Como o uso de aviões especificamente táticos decaiu após a década de 90, diversos países formaram um consórcio para elaborar o projeto de um avião multifuncional, este avião é o F-35.

O F-35 foi desenvolvido em um projeto multinacional.



Países como Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Austrália, Canadá, Itália, Dinamarca, Noruega, Turquia e Israel participaram do programa se tornando possíveis futuros compradores do caça. Este último juntamente com Singapura foi admitido adicionalmente. O avião voou pela primeira vez em 2006 e estima-se que entre em serviço em 2014. Seu custo se aproxima do pioneiro F-117, em torno de US$ 74 á 90 milhões de dólares cada aeronave, conforme configuração, pois atenderá exigências de todas as armas (marinha, exército e força aérea), tendo versões embarcadas, convencionais e de capacidades de decolagem SVTOL.

Diversos F-35 Lightning II dispostos em linha numa base aérea.


Seu desenvolvimento também tem sido alvo de acirradas críticas por ser o mais caro da história da aeronáutica militar norte-americana e por diversas falhas terem sido descobertas nas aeronaves prontas, entre elas, uma falha no tanque de combustível que pode causar a explosão do avião se atingido por um raio, ofuscando sua capacidade em ambiente hostil e impedindo sua atuação numa tempestade. Esse e outros problemas conhecidos ainda estão sob avaliação da fabricante.

Um F-35 realizando manobras em decolagem SVTOL (tipo helicópteros).

FICHA TÉCNICA F-35

Velocidade de cruzeiro: mach 0.9.
Velocidade máxima: mach 1.67.
Fator de carga: 09 Gs.
Raio de ação/alcance: 1400 Km / 2800 Km.
DIMENSÕES
Comprimento: 15,85 m.
Envergadura: 10,40 m.
Altura: 5,28 m.
Peso: 10600 Kg.
ARMAMENTO
Ar Terra: GBU-31 JDAM, AGM-154 JSOW, Raytheon AGN-65 Maverick, Raytheon AGM-88 HARM, Boeing AGM-84 Harpoon.

Interno: 1 canhão General Electric GAU-22/A de 25 mm.



Na maior parte de meu post, destaquei os modelos norte-americanos por dois fatores; eles foram os pioneiros em tecnologia stealth (tudo bem, os alemães foram pioneiros mas...) e eu não tenho tempo suficiente para um post completo stealth. Por isso, irei fazer uma pequena descrição abaixo sobre os modelos de aeronaves que incorporam tecnologia stealth projetadas ou construídas em outros países:



China

Desenvolveu o modelo J-20 Chengdu, um possível bombardeiro (pelo seu tamanho descomunal), empregando tecnologia furtiva. Já estuda a criação de novos projetos, como o J-31 Shenyang, que, especula-se, seria um caça multi-função stealth.

Aeronave chinesa J-20 tem dimensões características de bombardeiros.


Rússia

Apresentou recentemente o projeto do avião furtivo Sukhoi T-50 dentro do programa PAK FA. A Índia tornou-se sua parceira internacional nesse projeto. O Brasil chegou anunciar a sua participação no programa mas se retirou recentemente.

O avançado caça multifuncional russo T-50, projetado pela Sukhoi.


União Européia

Mais precisamente Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha lançaram em 1983 o "Future European Fighter Aircraft" (FEFA), programa conjunto do novo caça europeu que ficaria conhecido como EF-2000 Eurofighter. Em seguida, a França se retirou do programa para desenvolver seu próprio avião, o Dassault Rafale

O belíssimo caça francês Dassault Rafale.

Embora não seja um avião totalmente stealth, o EF-2000, assim como o concorrente da Dassault, também utiliza materiais que diminuem a assinatura de radar e são usadas em aeronaves furtivas. A sua produção ficou dividida entre as empresas Alenia Aeronautica (do grupo italiano Finmeccanica), BAE Systems e EADS.

Um poderoso Eurofighter da força aérea alemã.

Em 2004, uma personalidade de peso, o chefe do Estado Maior da força aérea dos Estados Unidos (USAF) General John P. Jumper enalteceu as qualidades do Eurofighter e concluiu após voar nele:

" Eu voei todos os jatos da força aérea. Nada era tão bom quanto o Eurofighter".

Bonita formação em vôo de jatos EF-200 Eurofighter alemães.


Japão

Após a negação do governo do EUA em vender F-22 ao país asiático, este está desenvolvendo um protótipo próprio de aeronave stealth para suas forças de autodefesa, denominado de “Shinshin”.

O japonês Shinshin, caça furtivo projetado pela Mitsubishi para a JMSDF.


Irã

O país dos aiatolás também está desenvolvendo seu próprio caça stealth, provavelmente com muita ajuda de sua aliada Rússia, o Qaher-313.


Imagem do Qaher-313 exibida por uma rede de televisão iraniana.

Mockup do Qaher-313; apresentado com pompa pelos iranianos.


Neste link há muitos modelos furtivos desenvolvidos ou cancelados:


Neste outro link um bom artigo sobre aeronaves furtivas:


E para completar, matérias externas sobre o F-117 derrubado em 1999 na Sérvia:


http://www.aereo.jor.br/2010/02/03/stealth-abatido-na-iugoslavia



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